OPERAÇÃO IVY - SKA HARD CORE




Certa vez disse que, embora meus escutadores tenham se iniciado nas cantigas e no baião do interior nordestino e que, também, ouço vários ritmos e estilos musicais de que já tomei conhecimento, minha predileção é pelo Ska e pelo Hard Core Punk. Predileção esta, despertada, primeiramente, pelo The Clash, depois de SANDINISTA! Das Bandas que vieram nesta esteira, sempre me fissurou essa, Operação Ivy; pela história, pela coerência, pela militância política de oposição ao capitalismo e, principalmente, pelo som que fizeram. É Ska pesado e Hard Core Pesadíssimo, misturado com um modo furioso de tocar.
Operation Ivy  foi formada em 87 na Califórnia,  teve seu nome inspirado na série Operation Ivy, um programa de testes nucleares em 1952. Foi uma das primeiras, depois do Clash,  a misturar os elementos do hardcore punk e ska, no que ficou conhecido como ska punk. A Banda teve uma carreira curta mas, inspirou muita gente que veio depois, tendo se tornado um ícone;.  São citados como influência direta de   bandas como Rancid e por exercer uma influência estilística duradoura sobre várias outras bandas.
As coisas estavam começando a ficar sérias e as pressões para entrar numa grande gravadora aumentavam cada vez mais e, a banda ormada por Jesse Michaels ( vocal ), Tim "Lint" Armstrong (guitarra , vocal), Matt "McCall" Freeman ( baixo , vocal) e Dave Mello ( bateria ), resolveu partir para outros projetos, muitos dos quais entre membros da formação original. Em 89, 2 meses após lançar seu único disco em carreira, anunciaram o seu fim.
E lá já se vão 30 anos em que eles seguem seus projetos, fazem uns sons de vez em quando, mas sempre se recusaram as turnês e álbuns caça nicas; entendem que, durante a sua existência, não reuniam. Nunca, mais de 2 mil pessoas nos shows e que, voltar agora com altas produções é descaracterizar a proposta que foi a Banda. Sinal de coerência, quase que extinto no mundo do rock, se é que já existiu.
E esta postura rende minha admiração adicional







Nenhum comentário:

ADEUS JACOBINA

O Vei Jacobina, pseudônimo de Valdemar Ramos Oliveira que faleceu essa semana no sertão da Bahia dend'os 93 anos que ia interar em julho...