LEMBRANÇAS DA MOOCA




Trabalhei na Mooca, na divisa com o Brás pela Radial Leste, depois do viaduto da linha férrea, já que São Paulo para se localizar se começa pela Sé. Então, era eletricista e fui trabalhar numa obra na antiga fábrica das Alpargatas onde se fazia camisas Guararapes, calças US TOP e Kichutes: uma faculdade comprou as instalações que abrangiam 2 quarteirões e es estava adequando para ser um Campus, essa faculdade tinha uma Rádio que só tocava rock, a Brasil 2000, a galera daquele tempo sabe. Eu fazia tubulação de Eletroduto PVC moldado à fogo de maçarico a gás de botijão, a gente carregava o de 2KG que nós mesmos fazíamos as transferências de botijões grandes, cada vez que fazia isso me sentia numa roleta russa pois as condições eram precárias. A execução era foda, esquentava o tubo de 3 metros de forma que ele ficasse com pelo menos 80$ da sua extensão maleável, elástica, tinha que ser craque; tinha que passar colado às vigas sinuosas da construção antiga, eu tinha um macete: cortava sacos vazios de cimento e colocava de molho na água, encostado o tubo as vigas, eu fazia buchas com o papel molhado para resfriar o polímero, batata, num errava um.
Ainda tinha a baba na quadra durante o horário do almoço, a marmita era devorada na arquibancada se o time perdesse uma, pois era10 minutos ou 2 gols cada disputa sempre com 2, 3 times foras; verão de 89, sol trincando;
Sim, Mooca para mim lembra Greve Geral de 17, organizações operárias, imigração italiana e Adoniran por causa de saudosa Maloca eu dava uns rolês por ali pra pegar ônibus, trem, o metrô, naquela época eu fazia uso de substância entorpecente tipo maconha e passava nesses rolês fumando (um só pra disfarçar, escreveu o amigo Silas Henrique subido a Ladeira da Preguiça (onde andarás, morava na rua da Ajuda) e Gerônimo gravou, Gil Félix e Passo 48 cantavam também), Eu viajava no lance dessa música onde ele dizia que a maloca foi legalizada através da ajuda de um fiscal e tinha um churrasquinho onde eu tomava 2 pongas e um churrasquinho que a galera que frequentava marcava os pontos lá e dizia:
 - Lá no Lar dos Vagabundos


Nenhum comentário:

ADEUS JACOBINA

O Vei Jacobina, pseudônimo de Valdemar Ramos Oliveira que faleceu essa semana no sertão da Bahia dend'os 93 anos que ia interar em julho...