SEU JOÃO E DONA ISABEL, OS ARAÚJOS

Araripina 
Seu João vêi de Araripina
Lavrador  correu da ditadura
Pra ser etricista em Jacobina
Aprendeu nas lutas das Ligas 
Reforma agrária sempre a incentivar
Povo organizando
Armado, ligeiro
Ocupando chão
Bota pra correr tubarão, fazendeiro
O boi num aguenta 
Se tiver deitado num formigueiro
A terra cercada sem utilidade
Arame farpado todo esticado
Corta de facão
Ou a torquesa faz de pedaço
Um Ôi de vigia
Outro no roçado
Ninguém passa fome 
Onde se cria o gado
A maior função da terra 
É pra fazer 
O povo alimentado
Cabra retado
Ativo militante
Mesmo na ditadura
Não foi hesitante
O povo do Cais apoiou no instante
E Dona Izabel 
Sua companheira, minha professora de religião
Embora eu não frequentasse a sua aula
Me dava presença e me  aprovava na avaliação
Também militante, com a minha mãe
Brasil afora
Em defesa da educação.

Nenhum comentário:

ADEUS JACOBINA

O Vei Jacobina, pseudônimo de Valdemar Ramos Oliveira que faleceu essa semana no sertão da Bahia dend'os 93 anos que ia interar em julho...