DESPERTAR DE INVERNO

Hoje despertei 4 horas, garoa fina, invernada. Minhas melhores lembranças e sensações em Jacobina remetem ao inverno, não sei se porque o sol escalda o lombo dos gentios quase que sempre, no quando inverna a gente tem umas fugas térmicas muito prazerosas.
Como aqui, estamos na transição entre a grota e o chamado sertão que destampa por cima do Tombador e se alarga pros lados de Irecê e rompe procurando a beira do São Francisco.
Mesmo quando pegava frete com carrinho de mão na feira quando tinha 11 anos, sair 5 horas da manhã pro mercado era melhor que no tempo seco. A melhor invernada que eu passei por aqui foi em 2003, morava nos Pilões, na beira das garotas do Barrocão, vizinho da Chapada de frutas e serras entre Jacobina, Mirangaba, Caén e Saúde, chegamos a passar 3 semanas sem ver o sol limpar roça era trocar mato de lugar pois nascia tudo novamente; a roupa de trabaià secava de fumeiro em cima do fogão de lenha, a babugem subindo, o rio descendo, tudo verde....
Continua chovendo, 3 horas depois, já tomei a garrafa de café que fiz; farei um chá de canela pra calibrar e sair pra ganhar o dia; meu Tingulinho, de 11 anos dorme o sono das crianças mas  deu uma acordada lá pelas 5 horas e perguntou se tava chovendo, olhou pela janela ( a do nosso quarto dorme aberta ) a chuva, pediu um copo d'água ( " na humildade") e mais uma coberta.
Nasci, moro e honro esse sertão mas isso não me fez preferir o inverno e me orgulho de 5 minutos de neve no currículo de pião de trecho, em Curitiba  julho de 2013, justamente no início do dia da noite em que entrei pra universidade. Meu outro garoto, 8 anos, em Curitiba, minha maior saudade, grande e doida saudade. Comer pião cozido ou assado, caminhas na grama coberta de névoa e sentir a temperatura negativada em Celsius, foram 4 invernos por lá. O verão de lá, pior do que o daqui, mais quente, mais seco e num venta que nem Jacobina; inverno lá, verão aqui, mas num tano lá, aqui quando tem inverno, é bom demais.

Nenhum comentário:

ADEUS JACOBINA

O Vei Jacobina, pseudônimo de Valdemar Ramos Oliveira que faleceu essa semana no sertão da Bahia dend'os 93 anos que ia interar em julho...