Pedro Sertanejo

 
Nascido em 26/04/1927, no município de Euclides da Cunha/BA, região onde sertanejos cristãos se rebelaram em obediência do beato contra a autoridade republicana. Pedro de Almeida e Silva, o Pedro Sertanejo, uma lenda do forró!

Grande tocador de fole de botão, ótimo compositor, afinador de sanfonas, produtor de discos e radialista, foi dono da gravadora Cantagalo e de uma casa de forró: Forró de Pedro Sertanejo.

Em 1966 fundou o forró que levava seu nome, ali no Brás, na Rua Catumbi, 183, passagem obrigatória da nação forrozeira em SP. Fundou a gravadora para dar voz aos nordestinos talentosos que não tinham vez nas grandes gravadoras. Dominguinhos, Camarão, Zé Gonzaga, Geraldo Correia, Clemilda, Zenilton, Ary Lobo e Anastácia também fizeram discos com Pedro e, mesmo, Jackson do Pandeiro gravaram sob o selo da Cantagalo, dos nomes mais conhecidos, somente Gonzagão e Marinês não fizeram parte do casting.

Compôs mais de quinhentas músicas, dentre essas Rato Molhado e Roseira do Norte (parceria com Zé Gonzaga) figuram entre as instrumentais mais tocadas pelos sanfoneiros e gravou mais de 100 discos.

Faleceu aos 69 anos em 1997

 

Nenhum comentário:

SURREAL SOLITÁRIO

Um casebre no meio do que um dia já foi estrada Hoje já não é mais nada  O mato virou mata O velho cemitério ruiu A tranca do portão sucumbi...