Tentam ocultar a importância do forró na música brasileira.
A historiografia oficial
registra que foram os tropicalistas que abriram o caminho para a geração
setentista do pessoal do Ceará, Pernambuco e Paraíba, sobretudo, divulgar a
música nordestina.
O movimento forrozeiro que
começou com Zé do Norte, Manezinho Araújo, Jararaca e Ratinho nos anos 40; a
década de 50 teve na primeira metade Gonzagão, Gordurinha, Venâncio e Corumba e
Jackson do Pandeiro e na segunda veio de mangote: Gerson Filho, Abdias,
Marinês, João do Vale, Zé Calixto, Trio Nordestino, Antônio Barros, Zito da
Borborema, Dominguinhos, Onildo Barbosa e outros que reforçaram ainda mais o
terreno pra vida de Noca do Acordeon, Jacinto Silva, Elino Julião, Messias
Holanda, Toinho da Sanfona, Pedro Sertanejo, Tororó do Rojão, Zé Paraíba, Luiz
Vieira, Trio Mossoró. Esses que citei são todos de antes da onda Tropicalistas.
Aliás, Carcará que deve ter
sido a primeira gravação da turma na voz de Maria Bethânia é composição
nordestina e sobre os nordestinos de João do Vale e José Cândido que teve no
Trio Mossoró seu primeiro registro e os irmãos Oséas Lopes, Hermelina e João
Mossoró gravaram também, de Luiz Vieira, com temática nordestina Carcará de
Botina e Chapelão.
Só pra ilustrar dizendo que
existia uma cena musical nordestina antes do som universitário, muitos artistas
e um grande público formado por imigrantes, trabalhadores longe da sua terra
natal, muitos salões e muitas festas onde o pessoal se apresentava. Mas era som
de pobre, gente sem estudo, sem o glamour pequeno burguês da MPB.
Era o pé-de-serra
Considera-se 1962 como a data
de nascimento do forró pé-de-serra. Foi o ano que Pedro Sertanejo, afamado
tocador, concertador e afinador de sanfonas rumou de Euclides da Cunha no alto
sertão baiano para São Paulo de matulão, família e sanfona e lá se estabeleceu
formando um polo de aglutinação do forró nordestino em torno dos sanfoneiros e
músicos estabelecidos, principalmente, na Grande São Paulo. Pedro Sertanejo
formou conjunto, abriu casas de show, produziu e empresariou músicos, gravou
discos e abriu até gravadora para poder registrar a produção desse pessoal.
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