A LITERATURA ME FEZ ESCREVEDOR

     O  uso intenso da capacidade de enxergar que tive ao longo de longos  45 anos de leitura interpretativa me remeteram ao uso do auxílio luxuoso de óculos; diei uns 6 anos pra me resignar ao fato e já tem 2 meses da adquerência do bólido ótico e ainda não acostumei.
   A leitura foi um dos grandes prazeres que desfrutei e na tentativa de acostumar-me com a careta nessa cara que já é feia, vou revisitar os livros mais impactantes que li nessa sofrida vida de leituras 
Vidas Secas, de Graciliano Ramos , abrirá a lista pelo impacto de ver no livro o que eu menino via na realidade  do meio pobre desse sertão do qual eu descendia e fazia parte. A escrita concisa, estilo árido e único de um homem mais que cético, um desacreditador, um incrédulo na bondade e  na fraternidade humana, ele previa que o  triunfo da usura e da avareza seria duradouro; não haveria amor. De lá até hoje o tempo mostra que havia razão pra angústia do escriba alagoano de Quebrângulo; aliás, Angústia é outra magistral obra dele assim como Insônia, São Bernardo, Memórias do Cárcere, Alexandre e Outros Heróis é o realismo fantástico do escritor; a parte lúdica assim como Terra dos Meninos Pelados fantástico conto surreal de quem domina a ciência da transmissão pela linguagem da imensidão imaginativa .
Pra mim, Graça tá entre os maiores da literatura universal .
Clara dos Anjos do outro monstro universal, Lima Barreto que tem obras da estatura de Recordações do Escrivão Isaías Caminha,  Triste Fim de Policarpo Quaresma; sua coleção de contos é insuperável, consciente da sua classe, da sua cor e do destino reservado à gente da sua cor, combateu com a escrita, corroendo-se no álcool, a morfina dos sonhadores do impossível e,  cientes disso, caminham corajosamente para o fim. Ele deixa esse recado através do consciente delírio final do poeta Leonardo Flores .
     0s Irmãos Karamazov de Dostoievsky e Guerra e Paz também é incrível, O Cortiço de Aluízio Azevedo, Terra e Paz de Tolstói, Germinal de Émile Zola, A Mãe de Gorki,  O Romance Histórico de Luckacs, Crônica de Uma Morte Anunciarada de Garcia Márquez, A Montanha é Muito Mais Que Uma Imensa Estepe Verde de Tómas Borges, 
Feliz Ano Velho de Marcelo Rubens Paiva, 10 Dias Que Abalaram o Mundo de John Reed, Enterrem Meu Coração na Curva De Um Rio  de Dan Brown...
Já dobrei a esquina da vida e sei que não revisitarei todos até porquê tem dezenas de outros que não li e... quem sabe?
Hamilton Britto

Nenhum comentário:

ADEUS JACOBINA

O Vei Jacobina, pseudônimo de Valdemar Ramos Oliveira que faleceu essa semana no sertão da Bahia dend'os 93 anos que ia interar em julho...