CRÍTICA DA KANTORIA PURA

Poeta que diz ser letrado 

Que  no colégio foi estudado 

Se saiu de lá diplomado 

Vai me responder o que lhe foi perguntado 

Me diga o que Immanuel Kant 

deixou de legado?


Sei do legado de Kant 

Já que pede que eu cante 

Sou enciclopédia ns estante

E lhe respondo nesse instante 

Que no meu ponto de vista 

O filósofo iluminista 

Deixou o  referencial teórico 

Do imperativo categórico 

Como alvo das sensações 

Objetos  gerando impressões.e reconhecido na forma 

Assim diz sua norma 

As impressões ganham sentido 

Se houver sensibilidade 

As coisas do mundo serão  conhecidas 

pras que aconteçam

e apareçam 

Ajustada ao desejo e  a vontade

Espaço e tempo são  propriedades subjetivas 

o comodismo, a covardia e a preguiça 

são forças ativas  

A verdade que a moderna  filosofia burguesa hoje é 

Substrato de Kant, nota de rodapé 

Favorável ou sendo contra 

Nele se encontra 

O universo explicado pelo pensamento 

Não  mais do desvelamento 

No idealismo transcendental 

O aprendido  tem significado parcial 

Sua ética fundamenta-se na razão

Mas não saberíamos de nada 

Não fosse a intuição 

E se não determinar o tempo

Confunde-se o sentido 

o conceito será equivocado

Assim foi respondido 

Conforme me foi perguntado

Demonstrei o que Imanuel Kant 

Deixou de legado.

Nenhum comentário:

ADEUS JACOBINA

O Vei Jacobina, pseudônimo de Valdemar Ramos Oliveira que faleceu essa semana no sertão da Bahia dend'os 93 anos que ia interar em julho...