LIRA DOS 17 ANOS

No final dos anos 90 o pixador mais articulado da Z/S era Tief, então garoto de 16, 17 anos, desenrolado e que nunca quis ter nada com escola e trabalho, pedia nos faróis pra comprar sprays e se drogar.  Certa feita saiu numa matéria da Folha de São Paulo sobre pixação,  citado  como referência, o moleque falou demais e revelou o prefixo para procurar maconha  "ver o nelson"  e outras gírias da comunidade.
Pezão tava sempre colado. Jovens da minha Quebrada, moravam na minha rua, batíamos  o baba juntos no Caveirinha  mas me achavam coroa porque eu dizia: - ser ladrão tá por fora Jão, pense que sua vida pode ser longa pra viver arriscando perder de bobeira somente por grana. Eles retrucavam dizendo que naquela periferia sempre foi assim, os de  mais apetite se estabelecem e eu depois de velho tava medroso; eu tinha 26, 27 anos.
Uns 17 anos depois encontrei com o pai de Pezão, nordestino que nos seus 70 de vida, 50 de São Paulo, se confessava cansado e amargurado pelo único dos seus filhos que não tomou tinência  na vida; havia puxado 12 anos e tinha uns  5 que não dava  notícias.
Mais um truta forte que trampa de manobra no Centro  me disse que tanto Pezão quanto  Tief viviam pela região da República, São João, Anhangabaú; moravam na rua e de vez em quando servia  um baseado quando trombava  com algum num farol. 
O desejo de ser ladrão mal saiu do papel, só fita pequena; foi o crack, a maior praga dos anos 90 que destruiu essas 2 vidas ainda jovens, sequer tiveram outra oportunidade, segunda chance.
A crueldade mundana. Teteu e Alex também 2 irmãos, mesmo pai, mesma mãe, no intervalo de menos de 01 ano Tetéu morreu assaltando um ônibus com arma falsa e levou um tiro no olho; Alex foi assassinado quase na porta de casa numa tarde de domingo provavelmente por queima de arquivo, ele era ganso, caguetava biqueira pros polícia em troca de pedra e dinheiro. Acho que ainda nem tinham entrado na casa dos 20 anos 

Nenhum comentário:

ADEUS JACOBINA

O Vei Jacobina, pseudônimo de Valdemar Ramos Oliveira que faleceu essa semana no sertão da Bahia dend'os 93 anos que ia interar em julho...