Escrito em 1921, o livro de estréia do cearense LEONARDO MOTA, "Cantadores", adquiriu o status de clássico da nossa literatura, tendo se tornado uma obra fundamental para o estudo da poesia cantada e de cordel nas terras nordestinas, sendo referência para a investigação da trajetória da cultura popular nordestina.
Seu autor era um pesquisador de “campo”, atuante que percorreu as quebradas do sertão recolhendo material para as suas publicações e, embora ocultasse e creditasse a conhecidos seus versos que já publicado por outros.
Acho que são 5 volumes, tive acesso ao terceiro, se não me engano, há uns 30 anos e tinha como subtítulo A POESIA NO ALTO SERTÃO CEARENSE e, foi, através desta obra que tomei conhecimento dos afamados improvisadores sertanejos como: Anselmo, Passarinho, os cegos rabequeiros Sinfrônio e Aderaldo. Romano Mãe D’Água, Zé Pretinho do Tucum, Zé Limeira e, segundo Leota, o maior de todos: Inácio da Catingueira.
A parte final desse livro é vergonhosa e reproduz anedotas e cantigas racistas de cunho pejorativo e discriminatório com o povo negro, meu povo.
Lembro de ter riscado toda a parte final do meu exemplar que se perdeu em empréstimos.
Seu autor era um pesquisador de “campo”, atuante que percorreu as quebradas do sertão recolhendo material para as suas publicações e, embora ocultasse e creditasse a conhecidos seus versos que já publicado por outros.
Acho que são 5 volumes, tive acesso ao terceiro, se não me engano, há uns 30 anos e tinha como subtítulo A POESIA NO ALTO SERTÃO CEARENSE e, foi, através desta obra que tomei conhecimento dos afamados improvisadores sertanejos como: Anselmo, Passarinho, os cegos rabequeiros Sinfrônio e Aderaldo. Romano Mãe D’Água, Zé Pretinho do Tucum, Zé Limeira e, segundo Leota, o maior de todos: Inácio da Catingueira.
A parte final desse livro é vergonhosa e reproduz anedotas e cantigas racistas de cunho pejorativo e discriminatório com o povo negro, meu povo.
Lembro de ter riscado toda a parte final do meu exemplar que se perdeu em empréstimos.
Hamilton Britto
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