ADEUS JACOBINA

O Vei Jacobina, pseudônimo de Valdemar Ramos Oliveira que faleceu essa semana no sertão da Bahia dend'os 93 anos que ia interar em julho próximo.
Compositor de mais de 200 músicas e gravado por algumas dezenas de artistas, Jacobina fez parte do Grupo Vocal Negro Nilo Amaro e Seus Cantores de Ébano, tendo sido co-autor (com Murilo Latini) de O Uirapuru, a música mais marcante do grupo, gravada em 1962. 
Antes disso, no ano anterior, ele emplacou, ao lado de Jair Amorim , Água Com Areia, sucesso na voz do rebento de Dalva de Oliveira e Erivelto Martins, o menino Peri Ribeiro.
Tempos depois, em 1966, o grande Maestro Peruzzi incumbiu o cantor Nilson do Trio 3 Tons que formasse um grupo pra gravar um disco de músicas selecionadas no estilo Nilo Amaro. Nilson (em 70 rebatizado de Denilson) entendeu muito bem o recado pois havia feito parte dos Cantores de Ébano tendo entrado no grupo com 15 anos de idade e formou "Os Uirapurus” com o baiano ex colega dos Cantores de Ébano, Jacobina e Paula (mineira), Caetano (carioca), Hermes Rezende, o Cuiabano que fazia o baixo (matogrossensse), Jorge (fluminense), Adéila (paulista) e Darci (paulista).
Após muitas ensaios e apresentações, 2 anos depois foi lançado esse disco que ficou uma belezura harmônica lançado pelo Odeon com produção do próprio Peruzzi e Milton Miranda e direção musical de Lyrio Panicali.
Houve um outro grupo Os Uirapurus que gravou o compacto Subi No Morro em 1962.
Maria Rita (Geraldo Vandré), Vola Enluarada (Marcos e Paulo Sérgio Valle), Capoeira (Jair Amorim e Evaldo Gouveia), Por Isso Estou Aqui (Roberto Carlos), Menino Do Braçanã (Luiz Vieira), Saudade De Você (Darci Chagas), Sabiá Lá Na Gaiola (Hervé Córdovil e Mário Vieira),Chô Chô Tristeza (Jacobina), Eu Vou Mandar Buscar O Meu Amor (Jacobina)
Como É Grande O Meu Amor Por Você (Roberto Carlos), Nuvem Branquinha (Sérgio Reis) e Travessia Milton Nascimento e Fernando Brant)

Nenhum comentário:

ADEUS JACOBINA

O Vei Jacobina, pseudônimo de Valdemar Ramos Oliveira que faleceu essa semana no sertão da Bahia dend'os 93 anos que ia interar em julho...