VALEU CONTERRÂNEO

 
Nascido em 08 de julho de 1931, na Fazenda Xique-Xique, município de Jacobina-Ba, o cantor, músico e compositor Valdemar Ramos de Oliveira faleceu ontem (10/04/2024) na cidade de Várzea do Poço na Bahia. Mais conhecido nas Quebradas sonoras pelo nome de Jacobina, o compositor foi gravado por artistas como: Miltinho, Ângela Maria, Sérgio R eis, Pena Branca e Xavantinho, Caetano Veloso, Agnaldo Timóteo, Anísio Silva, Jair Rodrigues, Nilo Amaro e Seus Cantores de Ébano  dentre outros.
Jacobina deixou o Sertão aos 17 anos e chegou ao Rio de Janeiro em 1948 em busca do seu sonho de artista e por mais de 40 anos sobreviveu exercendo diversas funções pra complementar o orçamento enquanto batalhava com suas composições e, como músico, acompanhou vários artistas.  Fez parte do lendário grupo de Nilo Amaro, Os Cantores de Ébano e participou da fundação do grupo Os Uirapurus. 
Dentre seus parceiros, destaque para Dorival Caimi e Murilo Latani com quem compôs um clássico do cancioneiro nacional,  o Uirapuru, música registrada em mais de 30 fonogramas mas que ficou marcada pelo baixo vocal de Noriel Vilela com Nilo Amaro e Seus Cantores de Ébano,  os primeiros a trazerem pra nossa música os "spirituals", que eram os cantos dos negros escravizados no Sul dos EUA. Estas cantigas  evocavam a  religiosidade,os costumes  tradicionais ou davam a letra de revoltas  e rotas de fuga, os spirituals foram super importantes para a preservação da cultura e da identidade do povo negro na América do Norte. Toda black music veio daí: gospel,  jazz, soul, blues, R&B, Bebop.
Fazia por volta de 30 anos que o Réio voltara pro sertão onde continuou a sua produção artística, contando as histórias e fazendo amigos. 



Nenhum comentário:

ADEUS JACOBINA

O Vei Jacobina, pseudônimo de Valdemar Ramos Oliveira que faleceu essa semana no sertão da Bahia dend'os 93 anos que ia interar em julho...