OS 3 MENINOS DE PAPETE:: CÉSAR NASCIMENTO, ERASMO DIBEL E CARLINHOS VELOZ
Sua obra me foi apresentado ´por um amigo que era bancário e já
tinha trabalhado em Imperatriz e Marabá por um banco estatal nordestino.
Fui fisgado de imediato por aquele som de matracas e pandeirões,
os temas de Boi e do maranhão, até hoje escuto e gosto, bastante demais, de
Papete, parece que quanto mais escuto, mais gosto.
E se passaram 8 anos entre eu ter escutado Papete pela primeira
vez e migrar pra São Paulo, onde logo comprei Voz dos Arvoredos, Bela Mocidade, Rompendo Fogo e Água de Coco, numa promoção na Praça da República. Aquele
era um tempo triste para o vinil, com o advento do CD, quase todo mundo achava
que o disco tinha chegado ao fim; perdeu valor e preço. E disso eu me
aproveitava para comprar aquelas novidades sonoras inacessíveis na Bahia.
Uma das delas, notei logo de cara, a diversidade
dos compositores gravados por esse José Ribamar e a qualidade também; nestes álbuns que comprei em SP me chamaram a atenção 3 compositores que desconhecia e eram da "nova geração" maranhense que Papete dava voz no início dos
90. Em Bela Mocidade (1991) e Voz dos Arvoredos(1992) Erasmo Dibel comparecia com Primícias
e Filhos da Precisão; César Nascimento com Reggae Sanfonado e Carlinhos Veloz
em dueto com Papete em Maracá/Curumim, destaque também pelos vocais lindamente
colocados por ele nessa música, fiquei de queixo caído.
Esses 3 artistas ficaram marcados na minha memória e passei a
procurar conhecer o trabalho deles; uma coisa ali, outra aqui, mas, sem internet
era muito difícil, até que lá pelo ano de 98, trabalhei com um colega
eletricista que era do Maranhão e conhecia aquele caldeirão musical muito bem.
Ele me inteirou de quem era quem, das histórias, dificuldades, trabalho dos
artistas e, como ele trabalhava cantando eu fui aprendendo um pouco mais sobre
a música do Maranhão que, naquela época em Sampa estava em destaque,
principalmente pela chegada da Tribo de Jah, que foi um fenômeno inicial com um
trabalho de reggae muito bom.
Mais, escutar esses caras, demorou, somente nesse século que, pela
internet foi aparecendo materiais sonoros produzidos por eles. É um trabalho
interessante, moderno, pop, tem balanço, groove; une elementos da regionalidade
maranhense, os ritmos nordestinos, MPB e as influências latinas, notadamente do
som caribenho. As letras, que primeiro me chamou a atenção, são muito boas, 3
grandes poetas, 3 belas vozes
. Fazem um som inclusivo, sem elementos pejorativos. Muito boa a
qualidade das gravações, os músicos acompanhantes são muito bons, também.
Aqui estão representados por 1 disco de Carlinhos Veloz, 1 de
César Nascimento e 1 que é fruto de um projeto conjunto dos 2, chamado Baião de
2.
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