CANTADORES, de Leota


               Escrito em 1921,  o livro de estréia do cearense LEONARDO MOTA,  "Cantadores", adquiriu  o status de clássico da nossa literatura, tendo se tornado uma obra fundamental para o estudo da poesia cantada e de  cordel  nas terras nordestinas, sendo referência para a investigação da trajetória da cultura popular nordestina.
         Seu autor era um pesquisador de “campo”, atuante que percorreu as quebradas do sertão recolhendo material para as suas publicações e, embora ocultasse e creditasse a conhecidos  seus versos que já publicado por outros. 
             Acho que são 5 volumes, tive acesso ao terceiro, se não me engano, há uns 30 anos e tinha como subtítulo A POESIA NO ALTO SERTÃO CEARENSE e,  foi, através desta obra que tomei  conhecimento dos afamados improvisadores sertanejos como:  Anselmo, Passarinho, os cegos rabequeiros Sinfrônio e Aderaldo. Romano Mãe D’Água, Zé Pretinho do Tucum, Zé Limeira e, segundo Leota, o maior de todos: Inácio da Catingueira.
 A parte  final desse livro é vergonhosa e reproduz anedotas e cantigas racistas  de cunho pejorativo e discriminatório com o povo negro, meu povo.
 Lembro de ter riscado toda a parte final do meu exemplar que se perdeu em empréstimos.
                      Hamilton Britto

Nenhum comentário:

ADEUS JACOBINA

O Vei Jacobina, pseudônimo de Valdemar Ramos Oliveira que faleceu essa semana no sertão da Bahia dend'os 93 anos que ia interar em julho...