Veio Gode

Jacobina não lembra, não houve comemoração mas, ocultado no esquecimento desse tempo de sentimentos fulgazes, memórias e memoriais nas fileiras da irrelevância, me cabe informar que em 12 de fevereiro último completou-se 100 anos do nascimento de Gaudêncio do Santos, o Véi Godenço, um homem de honra e respeito.
   Provavelmente nascido na região do Genipapo da Carvalhada (Cafelândia), foi um dos primeiros tratoristas da imensa região que já foi Jacobina que ia das beiradas de Feira de Santana, e lambia o São Francisco; lotado na antiga Suvale, Codevasf hoje, muitas das antigas estradas e açudes desse sertão foram cortados por ele e pelo grande número de tratoristas que  ele formou (meu pai, inclusive) ; aposentou-se no início dos anos 70 e, embora ganhando um salário razoável, nunca quis acumular patrimônio, seu dinheiro era " pra gastar e passar troco". Ajudar os amigos, bebidas, mulheres, fazer redes, tarrafas, visgueiras, cuidar dos cachorros, criar passaros, caçar e pescar eram seus divertimentos. Também garimpava.
   Era valente, detestava cagueta e covarde; pegava serpentes pelo pescoço, de unha.  Não temia homem nenhum; nem pro coroné Chico Rocha ele baixava a cabeça,  jagunço  num se metia com ele. Bom de cabeçada e capoeira, exímio jogador de fação (conhecia os 23 pontos), manobrava um punhal como ninguém. Atirar? Jogava a moeda pro ar e acertava no meio; também atirava de baladeira (arma indigena em forma de arco), me ensinou a fazer e atirar com baladeira de palha de licuri. Diziam que já matou onça com zagaia e bacamarte.
Conhecia o sertão mais do que a palma da sua mão, não gostava de futebol nem de televisão. Casou com D. Nega em 1948 e, com ela, criaram a minha mãe, meu avô, tenho orgulho.
   Morreu em 1984, aos 66 anos de idade, após o terceiro AVC.
Véio é o primeiro a partir da esquerda, as 3 pessoas grandes da direita são: mãe, painho e mainha

Nenhum comentário:

ADEUS JACOBINA

O Vei Jacobina, pseudônimo de Valdemar Ramos Oliveira que faleceu essa semana no sertão da Bahia dend'os 93 anos que ia interar em julho...